Cursos

 

Cursos

 

Administração

bacharelado         campus bc         duração hist ead         turno noite         nota psico adm cc

Administração é a tomada de decisão sobre os recursos disponíveis, trabalhando com pessoas para atingir objetivos. É o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por vários profissionais e também pensando nas consequências de suas decisões. É uma ciência social aplicada que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

O curso de Administração é generalista no sentido de dar uma visão sobre todos os aspectos da organização, permitindo nos tornarmos profissionais práticos, com boas habilidades nas áreas quantitativas e também uma desenvoltura para lidar com pessoas. O curso também nos permite desenvolver habilidades mais específicas tais como o gerenciamento de finanças.

O curso de Administração da UCP promove uma formação diferenciada, pela sua história e corpo docente, permitindo aprendizado dinâmico e apoiado no mercado. Com disciplinas das mais diversas áreas do conhecimento, o curso permite ao estudante uma visão sistêmica da organização, ao mesmo tempo em que fornece uma formação básica sólida nas disciplinas de matemática, finanças e humanas, permitindo ao estudante optar por uma área de especialização ao longo do desenvolvimento do curso.

Arquitetura e Urbanismo

bacharelado         campus BA         duração direito         turno noite

O arquiteto é o profissional que atua projetando, planejando e construindo casas, prédios, lojas e ambientes públicos, incluindo sua decoração, iluminação, padrões visuais e de conforto. Desde sempre o homem se preocupa com seu habitat, com seu abrigo, que seja saudável e seguro. Com o passar dos tempos, novas necessidades e novos desafios foram surgindo e transformando a concepção da Arquitetura, que se amplia para o Urbanismo, ao pensar o ambiente mais global do habitat humano, as cidades. Hoje, temáticas como preservação e sustentabilidade ganharam força nas sociedades do planeta e cada vez mais, na hora de propor soluções construtivas, é necessário pensar em meios que não degradem o ambiente, seja ele o natural ou o construído.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCP teve início em fevereiro de 2012, com um currículo amplo e completo, com base em análises de mais de vinte currículos das principais faculdades de Arquitetura e Urbanismo de todo o Brasil. Corpo docente altamente qualificado e composto por profissionais experientes que transmitem a realidade do dia a dia aos estudantes, além de contar com completos laboratórios. Pelas características da comunidade em que se insere o curso, o Arquiteto e Urbanista da UCP terá formação especialmente voltada para as obras históricas, no campo de seu conhecimento, de sua manutenção e de sua restauração.

Entrevista com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profª Erika Machado:

Biomedicina

bacharelado         campus BA         duração biomed         turno noite

O curso de Biomedicina surgiu na década de 60, com o objetivo de formar professores universitários e profissionais capacitados para o desenvolvimento de pesquisas. Ainda hoje o curso forma profissionais que se dedicam à pesquisa, principalmente nas áreas da saúde e do meio ambiente. O biomédico está apto a gerenciar laboratórios de análises biológicas e clínicas, assim como realizar, interpretar e emitir laudos e pareceres técnicos.

A Biomedicina na UCP conta professores experientes e qualificados nas áreas em que ministram aula, sendo todos mestres ou doutores. Desenvolvem projetos de pesquisa com a participação dos estudantes de graduação, oferecendo bolsas institucionais de incentivo aos programas de iniciação científica. O curso apresenta uma matriz curricular diversificada e atual, que permite ao estudante conhecer novos campos de atuação profissional. As aulas práticas são realizadas em laboratórios novos e com equipamentos modernos.

 

Ciências Contábeis

bacharelado         campus bc         duração hist ead         turno noite         nota psico adm cc

A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões, elaborando pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam seus modelos organizacionais. O curso prepara o contador e o controlador do futuro para a administração pública e privada, de forma eticamente comprometida e socialmente responsável.

O curso de Ciências Contábeis da UCP encontra-se em atividade há quase quarenta anos, formando bacharéis em Ciências Contábeis na Cidade Imperial. O curso vem se destacando principalmente nos resultados das avaliações promovidas pelo MEC, como os antigos provões e atualmente com o Enade, onde  registrou o conceito 4. O corpo docente é constituído por mestres e especialistas com vasta experiência acadêmica e de mercado. Verifica-se, ao final do curso, a totalidade dos formandos de Ciências Contábeis na UCP inseridos no mercado de trabalho, o  que representa um indicador de credibilidade e alta demanda desse profissional.

Ciências Econômicas

bacharelado         campus bc         duração hist ead         turno noite

A Economia é uma Ciência Social a serviço da construção de um mundo mais justo. Para alcançar esse e outros objetivos, como o de promover o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da distribuição de renda, o Curso de Ciências Econômicas forma um profissional competente, atualizado, dotado de base científico-cultural sólida, acompanhado de uma visão humanística e preparado para identificar o meio em que vai atuar e nele interferir com eficiência e responsabilidade.

O estudante de Ciências Econômicas da UCP está preparado para uma das provas mais respeitáveis na área de Economia que é a prova da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia). A capacidade de empregabilidade dos estudantes antes mesmo do término do curso é outro grande diferencial, fortalecendo a qualidade e competência do profissional. Diversos profissionais formados pela UCP já estão fazendo pós-graduação no exterior enquanto outros têm obtido um excelente resultado em provas nacionais e concursos acadêmicos.

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

bacharelado         campus bc         duração hist ead         turno noite

 O profissional desta área estuda os processos de comunicação, com direcionamento para a área da propaganda e publicidade. É responsável pelo desenvolvimento de campanhas publicitárias para os mais diversos veículos de comunicação, seja por meio das mídias tradicionais abertas (tv, rádio, jornal), segmentadas (revista, redes sociais) ou personalizadas (marketing direto). Também planeja a melhor forma de apresentar um determinado produto, desenvolvendo embalagens de produtos e logos para marcas. Precisa estar atento aos movimentos das gerações, hábitos de consumo, dominando o público-alvo com o qual vai trabalhar; escolhe a abordagem necessária e os meios de comunicação mais adequados para veicular suas peças publicitárias. Cria textos e imagens para anúncios, banners para a internet, roteiros para comerciais e filmes. Como principal competência delineia-se a criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda. Como o nome da profissão sugere, um profissional formado em Comunicação Social deve ter excelente capacidade de se comunicar; deve estar atento aos desafios de uma comunicação eficaz, em todos os níveis, atendendo aos objetivos principais da proposta de seu trabalho. Além de se expressar com clareza e objetividade, faz parte do trabalho deste profissional investigar sobre as informações que está transmitindo a fim de garantir que estejam corretas, sejam éticas e relevantes para o público.

O diferencial do curso é a integração das áreas de marketing e publicidade e propaganda, desenvolvendo uma habilitação que contempla conteúdos comuns e afins, embora registre-se que são profissões distintas. Isso se dá pela necessidade de ambos profissionais atuarem juntos, integrados e nada melhor do que dominarem a mesma linguagem, recursos, ferramentas, para que possam trabalhar com mais efetividade. O profissional de marketing trabalha no planejamento e estratégia, fazendo mediação entre o criativo (publicitários) e o cliente. A agência, por sua vez, abraça os criativos, redator publicitário, o diretor de arte, o mídia da agência, os produtores das peças publicitárias. O curso se propõe oferecer essa formação completa do profissional de publicidade e propaganda, mas contemplando o início do processo no cliente, que se inicia no planejamento estratégico, no posicionamento da marca. O curso contempla muitas oportunidades para que haja atividades práticas, garantindo a aprendizagem pela ação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

Entrevista com a coordenadora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Profª Katia Manangão:

Direito

bacharelado         campus bc         duração direito         turnomanha ou noite

Em perfeita sintonia com os objetivos institucionais, o bacharel em Direito da Universidade Católica de Petrópolis possui sólida formação jurídica e humanística. É preparado para desenvolver ampla capacidade de análise, domínio de conceitos, argumentação e interpretação jurídica e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliados a uma postura reflexiva e de visão crítica.

A partir disto, este profissional deverá buscar e implementar soluções que contribuam não apenas com a realização do Direito, em sentido estrito, mas também perceber e avaliar a dimensão ética, social, política e cultural, aprendizagem da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania de seus atos profissionais, especialmente na defesa dos direitos humanos e fundamentais.

O curso de Direito da UCP é um dos mais renomados do Estado do Rio de Janeiro, contando com quase seis décadas de existência, formando profissionais que se destacam no campo jurídico público e privado. Seu corpo docente é constituído por professores altamente qualificados, com ampla experiência em suas áreas de atuação profissional. Seu projeto pedagógico propicia a formação de egressos preparados para o desempenho de suas funções, oferecendo atividades práticas no Núcleo de Práticas Jurídicas e no Núcleo de Direitos Humanos e Mediação.

O curso já conquistou o selo OAB Recomenda, assim como quatro estrelas na avaliação do Guia do Estudante da Editora Abril. Mantém grupos de pesquisa institucionalizados e projetos de extensão, como o Advogado de Família, o Serviço de Assistência Judiciária, etc. A integração com a pós-graduação stricto sensu, Mestrado de Direito, que tem como área de concentração “Justiça, Processo e Direitos Humanos”, assim como a possibilidade de realização de intercâmbio no exterior, são valiosos diferenciais oferecidos pelo curso.

Entrevista com a coordenadora do curso de Direito, Profª Síntia Said:

Educação Física

      bachareladolicenciatura         campus BA         duração hist ead         turno noite

Educação Física é a ciência que fundamenta a correta prática do conjunto de atividades físicas e esportivas com fins recreativos ou competitivos. A prática da Educação Física oferece um amplo campo de atuação que se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, gerando integração entre o físico, o mental, o social e o emocional, na medida em que se desenvolvem.

A Universidade Católica de Petrópolis oferece o curso de Bacharelado em Educação Física, construído sobre uma arquitetura curricular alinhada ao ensino, pesquisa e extensão, visando a uma formação sólida ao futuro graduado para que possa enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho.

O UCP Online entrevista a coordenadora do curso de Educação Física, Profª Fabiana Scartoni:

Engenharia Civil

bacharelado         campus BA         duração direito         turnomanha ou noite

Engenharia Civil é o campo da engenharia que realiza projetos, gerencia, executa e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma - casas, edifícios, pontes, viadutos, canais, estradas, portos, barragens, canais e portos. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.

O curso de Engenharia Civil da UCP apresenta corpo docente altamente qualificado e composto por profissionais experientes que transmitem a realidade do dia a dia aos estudantes, além de contar com modernos e completos laboratórios nas diversas áreas da Engenharia Civil, utilizados pelos discentes já nos primeiros períodos, em disciplinas práticas. Além disso, oferece alto índice de empregabilidade e reconhecimento do mercado de trabalho.

Engenharia de Computação

bacharelado         campus BA         duração direito         turno noite

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), a Engenharia de Computação atua na área de Informação (Sistemas, Métodos e Processos da Informação e da Computação); Hardware (Redes Lógicas, Técnicas Digitais, Informática Industrial, Instalações, Equipamentos, Componentes e Dispositivos de Mecânica Fina, Elétricos, Eletrônicos, Magnéticos e Ópticos da Engenharia de Computação); Pesquisa Operacional (Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas, Expressão Gráfica Computacional); Sistemas Operacionais (Organização de Computadores, Compiladores, Paradigmas de Programação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Softwares Aplicados à Tecnologia).

Os cursos de Engenharia da UCP têm a tradição de formar profissionais de grande competência, oferece alto índice de empregabilidade de seus formandos. O curso disponibiliza corpo docente composto por mestres e doutores, atuantes no mercado de trabalho em suas respectivas áreas profissionais, bem como atividades práticas em laboratórios modernos desde os primeiros períodos.

O UCP Online entrevista o coordenador do curso de Engenharia de Computação, Prof. Fabio Licht:

Engenharia de Produção

bacharelado         campus BA         duração direito         turnomanha ou noite

O curso de Engenharia de Produção tem por objetivo formar profissionais com competências e habilidades adquiridas no ciclo básico e profissional, agregando ao ingressante conhecimentos específicos, conferindo-lhe capacidade para avaliar sistemas produtivos, financeiros e logísticos com expertise não só para intervir em tais sistemas, como também para idealizá-los e otimizá-los.

A UCP pretende que os seus egressos apresentem, antes de tudo, uma formação humana e social, compatível com as demandas atuais de nossa sociedade, sem comprometer a formação de um profissional de sólidos conhecimentos técnicos e científicos, capacitado a identificar e resolver problemas em engenharia, desenvolver novas tecnologias e a aprender constantemente, nessa era de grandes transformações e avanços tecnológicos. Os diferenciais do curso de engenharia de produção são:

  • Empregabilidade,  atingindo  mais de 90% dos formados;
  • Estágios realizados em empresas da região.

Engenharia Elétrica

bacharelado         campus BA         duração direito         turno noite

A Engenharia Elétrica é uma atividade que correlaciona bases científicas, econômicas e humanas, voltadas principalmente para os conceitos do eletromagnetismo aplicado às soluções de geração, transmissão, distribuição e armazenamento de energia elétrica para a sociedade.

O curso de Engenharia Elétrica da UCP oferece atividades práticas em laboratórios modernos, do ciclo básico ao profissional. Possui alta empregabilidade, com 100% dos formandos empregados.

Engenharia Mecânica

bacharelado         campus BA         duração direito         turnomanha ou noite

À Engenharia Mecânica compete as atividades de estudo, planejamento, desenvolvimento, supervisão, coordenação e orientação técnica de:

  • processos mecânicos;
  • instalações industriais e mecânicas;
  • equipamentos mecânicos e eletro – mecânicos;
  • veículos automotores;
  • sistemas de produção de transmissão e de utilização de calor;
  • sistemas de refrigeração e de ar condicionado.

A Escola de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis iniciou suas atividades em 1961 com o curso de Engenharia Industrial, hoje Engenharia Mecânica. Já formou muitos profissionais que hoje atuam em empresas nacionais e internacionais, ocupando cargos importantes, muitos dos quais atuando no exterior. A maioria dos professores do curso trabalha em suas respectivas áreas de especialização, dando ao curso um potencial prático, associado à teoria de cada assunto. Algumas atividades permitem aos estudantes participação direta como o Projeto Mini-Baja,  Projetos de interesse da Petrobras (Laboratório de ensaios destrutivos e não destrutivos), desenvolvimento de novas tecnologias (Projeto Lagartixa, Carro Elétrico, entre outros).

Entrevista com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Alexandre Sheremetieff:

Engenharia Mecatrônica

bacharelado         campus BA         duração direito         turno noite

Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Européia (IRDAC), "Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos". Dessa forma, a mecatrônica enfatiza o gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de indústrias que exigem ferramentas sofisticadas para gerar em tempo real seus diversos processos integrados.

A UCP pretende que os seus egressos apresentem, antes de tudo, uma formação humanista, associada ao perfil de um profissional com sólidos conhecimentos técnicos e científicos, capacitado a identificar e resolver problemas em engenharia, desenvolver novas tecnologias e a aprender constantemente em tempos de grandes transformações e avanços tecnológicos. O curso foi estruturado em 2007, oferecendo conteúdos extremamente atualizados com as tendências e demandas do mercado industrial. Além disso, oferece alto índice de empregabilidade e laboratórios modernos, onde professores titulados e com vasta experiência em suas áreas de atuação, conduzem  atividades práticas junto aos discentes.

Filosofia

bachareladolicenciatura       campus bc       duração filo       turnofilo

“Todo homem deseja por natureza o saber”. Aristóteles assim caracteriza o espírito de investigação humana. O homem, de fato, está em contínua busca, procurando conhecer a realidade que o cerca. E aquele que realiza esse desejo de modo específico, ordenado e universal se torna filósofo. Pode-se dizer que a filosofia nasce da inquietação humana ou, como os gregos ressaltaram, da admiração diante da realidade que se deixa conhecer.

O curso de Filosofia da UCP oferece uma boa formação em filosofia clássica e em filosofia medieval, carências bem sentidas no estudo da filosofia no Brasil, especialmente neste último caso. A UCP oferece as habilitações de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia. O curso está estruturado de modo que o aluno possa obter o Bacharelado em Filosofia, normalmente destinado àqueles que desejam dar continuidade a seus estudos de Mestrado e Doutorado; ou ainda a Licenciatura, que permite ao aluno dedicar-se ao Ensino Médio.

Fisioterapia

bacharelado         campus BA         duração direito         turno noite

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia, é a ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

Tendo iniciado suas atividades em 1969, o curso oferece ao estudante, desde os primeiros períodos, práticas de complexidade crescentes e estágios de observação. O curso dispõe de uma Clínica Escola , onde  os estudantes realizam os estágios supervisionados  nas áreas de Fisioterapia Desportiva, Ortopedia e Traumatologia, Cardiorrespiratória, Reumatologia, Neurologia Pediátrica e do Adulto, Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso. Realizam estágios em instituições conveniadas na área hospitalar,  na hidroterapia e no atendimento comunitário sob supervisão do corpo docente. Há grupos de estudo e pesquisa cadastrados no CNPq, desenvolvendo projetos em Fisioterapia Comunitária e Uso de Recursos e Técnicas  Fisioterapêuticas.

O UCP Online entrevista a coordenadora do curso de Fisioterapia, Marília Winter:

História - Presencial e À Distância

licenciatura       campus bc       duração mkt       turno noite

Segundo Marc Bloch, História é a "ciência  dos homens no tempo".  A História é a sucessão de acontecimentos. É a ciência do passado que significa "tratar de saber", "informar-se", "indagações", " averiguações". 

O Curso de História da Universidade Católica de Petrópolis na modalidade a distância vem ao encontro das exigências de um mundo cada dia mais interativo e plugado nas novas tecnologias. Formando professores há 60 anos, o Curso de História EaD visa integrar inovação com tradição, contemplando a formação humanístico-filosófica, teológica, antropológica e ética. O curso oferece palestras, cursos de extensão, seminários, semanas, oficinas e visitas técnicas e tutorias presenciais, formando o egresso na pesquisa do conhecimento histórico, ao abordar os grandes recortes temáticos e metodológicos e aprofundando na Teoria da História. Seu corpo docente é formado por professores titulados que primam pela excelência acadêmica em todos os momentos. O curso obteve nota máxima no ENADE (5).

O UCP Online entrevista o coordenador da graduação em História, Prof. Bruno Tamancoldi:

Letras

bachareladolicenciatura       campus bc       duração mkt       turno noite

O Curso de Letras, com especialização profissional de Licenciatura, é destinada a estudantes que desejam se formar na pesquisa do conhecimento da Língua e da Literatura e, ao mesmo tempo, desejam obter o diploma para lecionar no Ensino Fundamental e Médio. O Curso de Bacharelado de Letras destina-se aos que pretendem trabalhar com a Língua e com a Literatura, porém não desejam lecionar.  Já o Curso de Bacharelado de Letras, com ênfase na Produção Textual, destina-se aos que pretendem ter uma formação voltada para a elaboração da escrita, mais precisamente na Formação de Escritor.

O curso de Letras da UCP um dos mais tradicionais do Estado do Rio de Janeiro, formando profissionais desde 1955. O graduado em Letras formado pela Universidade Católica de Petrópolis conjuga as qualidades morais às habilidades de um profissional que se mantém em constante processo de formação e que busque sempre aperfeiçoamentos, tendo a consciência de seu papel na sociedade, encarando os desafios da modernidade de maneira responsável e crítica. O curso de Letras da UCP oferece hoje Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e vem  buscando, neste meio século, um aperfeiçoamento progressivo de acumulação de novas e bem sucedidas experiências que o faz cada vez mais moderno e dinâmico, voltando-se para o mercado de trabalho, sem perder seu perfil de pesquisador e com ótimo desempenho no ENADE, obtendo nota 4 na última avaliação.

Marketing

 bachareladocampus bc  duração mkt  turno noite nota mkt

Podemos definir marketing como “um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado” (AMA, American Marketing Association, 2005)

O curso de Marketing da UCP é o único bacharelado em Marketing no interior do Estado do Rio de Janeiro, reconhecido pelo MEC e com nota 5 no ENADE. Há mais de uma década, prepara o profissional para a área de planejamento e desenvolvimento de estratégias, produtos e serviços em todos os setores da economia. Sempre atento às novas tendências, o projeto pedagógico atualiza-se constantemente, e hoje o currículo inclui disciplinas e eventos integrados às demandas do novo mundo digital. O  curso promove estreito relacionamento com o mercado, oferecendo em disciplinas práticas a oportunidade dos estudantes em realizar diagnósticos e projetos em empresas da região, orientados por um corpo docente formado de mestres e doutores. Essas atividades geram integração do estudante com o seu futuro mercado de trabalho, promovendo a empregabilidade dos mesmos antes da conclusão do curso.

Entrevista com a coordenadora do curso de Marketing, Katia Manangão:

Música

licenciatura         campus bc         duração hist ead         turno noite

A Licenciatura em Música possui como foco principal as competências necessárias ao futuro educador musical. É um campo vasto, que envolve, além da formação geral na área da pedagogia, uma formação específica nas áreas da prática e do ensino musical.

O curso de Licenciatura em Música surge em 2016, no momento em que a UCP comemora seu 40º ano de envolvimento com a arte da música. Essa história, iniciada em 1976 com a fundação do Coral da UCP, foi marcada em 1986 pelo surgimento do Conjunto Anima e Cuore, em 1990 e 1995 pelos corais Laus Deo e Regina Caeli (do Colégio de Aplicação), em 1996 pela Orquestra de Câmara da UCP e, em 2006, pela fundação da Escola de Música da UCP. Com base nessa sólida experiência de prática e de educação musical, assim como nos mais de 50 anos de existência do Curso de Pedagogia (fundado em 1962), o curso de Licenciatura em Música nasce num ambiente propício à busca da excelência e cheio de oportunidades para que seus alunos possam experimentar e aplicar seus conhecimentos.

O UCP Online entrevista o coordenador da graduação em Música na Universidade, maestro Antônio Gastão: 

Pedagogia - Presencial e À Distância


licenciatura         campus bc         duração hist ead         turno noite

A Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana.

Desde 1962 o curso de Pedagogia da UCP forma educadores para exercer a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para atuar nas áreas de Gestão Escolar e processos educativos em contextos não-escolares. Corpo docente constituído essencialmente por mestres e doutores, o que possibilita estreito  relacionamento com o Mestrado e o Doutorado em Educação da UCP, inserindo o estudante na pesquisa desde a graduação. Nota 4 no ENADE.

 O UCP Online entrevista a coordenadora do curso de Pedagogia, Fabiana Eckhardt:

Psicologia

bacharelado campus bc   duração direito   turnomanha ou noite  nota psico adm cc

A Psicologia, como ciência, iniciou seus estudos e pesquisas no Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879. No Brasil, o primeiro curso de Psicologia foi organizado pelo Professor Hanns Ludwig Lippmann em 1953, que posteriormente criou o Curso de Psicologia da UCP em 1976. A regulamentação da profissão de Psicólogo no país ocorreu em 1962 com a promulgação da Lei 4.119.

O curso de Psicologia da UCP, há mais de 30 anos, forma psicólogos aptos a atuar em três importantes áreas da Psicologia : Processos Clínicos, de Gestão e Educativos. Também capacita o profissional para outros campos de atuação, como processos de prevenção de doenças e promoção de saúde psíquica, investigação científica, dentre outros. Dispõe de Serviço de Psicologia Aplicada, onde os estudantes realizam os estágios supervisionados na área de Processos Clínicos, atendendo a crianças, adolescentes, adultos e grupos. Os estágios supervisionados em Psicologia e Processos Educativos e de Gestão acontecem dentro da própria UCP ou em instituições conveniadas. Possui um Laboratório de Psicologia Cognitiva no qual são feitas pesquisas relativas a processos cognitivos, representações mentais, instrumentos de medida de processos e conteúdos cognitivos.

O UCP Online entrevista a coordenadora do curso de Psicologia, Cleia Zanatta:

Relações Internacionais

bacharelado campus bc   duração hist ead   turno noite  nota psico adm cc

Relações Internacionais é area do conhecimento que procura explicar as relações entre os acontecimentos que fazem o dia a dia de nosso planeta. Ela faz parte das Ciências Sociais, tendo surgido como cadeira acadêmica de política internacional na Universidade de Wales, no Reino Unido, em 1919, com o desafio de explicar por que as guerras ocorrem e como evitá-las. Questões como a paz, conflitos de interesses e comércio internacional, assim como outros temas da agenda internacional, são o objeto de estudo do presente curso.

O curso de Relações Internacionais da UCP foi recentemente estruturado, tendo a sua primeira turma iniciado os estudos no ano de 2010. Ao longo do curso, os estudantes consolidam conhecimentos em temas diversos de natureza inter e multidisciplinar, fruto da confluência de saberes das ciências políticas, do direito, da economia, da história, da geografia, da sociologia, da filosofia e de outras áreas importantes.