FAQ - Perguntas Frequentes

 

FAQ - Perguntas Frequentes

 

Formas de Ingresso

 

O que contempla o REINGRESSO?

Se você ficou afastado e quer voltar a estudar deverá solicitar REINGRESSO o quanto antes. Após o pedido de requerimento online (disponível em maio) e pagamento da taxa de R$ 88,00 será feita uma análise do seu pedido e você receberá um e-mail informando o calendário de matrícula.

Quais as condições e procedimentos para SEGUNDA GRADUAÇÃO?

Profissionais que já concluíram o curso superior podem requerer o ingresso em um novo curso de graduação sem a necessidade de prestar novo vestibular. A UCP oferece desconto de 50% ou 60% sobre o valor da mensalidade integral. Para ingressar em 2016/2 o requerimento online para solicitar SEGUNDA GRADUAÇÃO estará disponível na nossa página em maio.

Quais os critérios para TRANSFERÊNCIA?

O candidato deverá realizar inscrição em link próprio no site, pagar o boleto e encaminhar a documentação solicitada o mais breve possível O requerimento online para solicitar TRANSFERÊNCIA externa estará disponível na nossa página a partir de maio. Após realizar o preenchimento do mesmo e pagar o boleto referente à taxa (R$ 88,00), deverá trazer a documentação solicitada para que seja feita uma análise e aproveitamento de disciplinas já cursadas em outra IES.

Vestibular

 

Existe prova de habilidade específica para algum curso, além do Vestibular? 

Sim, apenas para o curso de Licenciatura em Música.

Fiz minha inscrição para o vestibular e não recebi comprovante de inscrição. O que fazer?

O boleto da taxa de inscrição pago é o seu comprovante de inscrição.

Não consegui emitir o boleto da taxa de inscrição. O que eu faço?

AO concluir sua inscrição, você receberá um e-mail confirmando sua inscrição e com um login e senha. Na mesma página de inscrição, você encontrará um campo para preencher com o seu login e senha e a opção de regerar o boleto.

 

Já fiz o vestibular da UCP há alguns anos atrás, posso usá-lo para ingresso? Caso afirmativo, como procedo?

Seu vestibular vale por até 2 anos, desde que você solicite no atendimento de alunos o aproveitamento do vestibular e efetue sua matrícula no período de matrícula dos ingressantes pelo vestibular.

Caso o curso escolhido na inscrição do vestibular não seja oferecido, tenho outras opções?

Sim. Você poderá optar pela troca de curso na ocasião da matrícula.

Prestei vestibulares em outras Instituições e fui aprovada. Já tendo realizado a minha matrícula na UCP, poderei solicitar a devolução da 1ª mensalidade paga?

Sim. Para isto o candidato deverá cancelar sua matrícula e solicitar o reembolso, via requerimento no atendimento de alunos da UCP, até a véspera do início do período letivo, tendo direito, neste caso, à devolução de 90% do valor pago na 1ª mensalidade. 

Profissionais que já concluíram curso superior que desejam ingressar em um novo curso de graduação, precisam fazer vestibular?

Não, deve-se inscrever online no link SEGUNDA GRADUAÇÃO até o próximo dia 20 de junho, seguindo o seguinte procedimento: Fazer o requerimento online, pagar o boleto no valor de R$ 88,00 que será emitido após a inscrição online para dar andamento ao pedido. Este valor equivale a 10% do salário mínimo vigente. Em 5 dias úteis, o candidato deverá entregar no atendimento de alunos Campus BC os seguintes documentos: Fotocópia do Diploma de Curso Superior legalmente registrado (frente e verso); Histórico Escolar com notas e carga horária; Programa das disciplinas cursadas com aprovação; Fotocópias : CPF; Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento ou casamento; Histórico e Certificado do Ensino Médio; 1 foto 3x4 atual.

Quero prestar vestibular para Educação Física, posso fazer a matrícula e entregar o atestado médico depois?

Não, para os alunos de Educação Física, a exigência para efetuar a matrícula é a apresentação do Atestado Médico fornecido por um médico cardiologista

Ingresso pelo ENEM

 

Como faço para ingressar na UCP pelo ENEM?

Você deve se inscrever no INGRESSO PELO ENEM on line; emitir o boleto e pagá-lo. De posse do comprovante com as notas do ENEM emitido pelo INEP, mais o boleto pago, você deverá entrar com requerimento no Atendimento de Alunos do campus BC para solicitar ingresso pelo ENEM, especificando o curso para o qual pretende matricular-se.

Qual a validade das notas/resultados da prova do ENEM para ingresso na UCP?

Cinco anos.

Qual o critério para aprovação do ingresso pelas notas do ENEM?

 

Para concorrer a uma vaga nesta forma de ingresso, exige-se do candidato que tenha média igual ou superior a 50% do valor máximo entre as provas objetivas e de redação do ENEM. A classificação dos candidatos far-se-á na ordem decrescente do grau de aproveitamento do candidato no ENEM e por curso na ordem das opções feitas na ficha de inscrição.

O ENEM é uma política de desconto?

Não. ENEM é apenas uma das formas de ingressar sem a necessidade de fazer a prova do vestibular, não concedendo bolsa ou desconto.

Sobre a Mensalidade

 

Esqueci de pagar meu boleto na data de vencimento. Qual o procedimento?

Você deve pagá-lo na tesouraria da UCP, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 16h, até o último dia útil que antecede a data da prova, no cartão de débito ou em dinheiro.

Qual o valor da mensalidade?

Você pode acessar a tabela de mensalidades aqui.

Sobre a Matrícula

O que é matrícula?

É a escolha das disciplinas que o candidato vai cursar no período letivo. Nesta ocasião, o candidato pagará o valor da primeira mensalidade.

Posso realizar minha matrícula sem os documentos do ensino médio?

O candidato pode realizar sua matrícula entregando uma declaração de conclusão de curso. Assim que o histórico e certificado estiverem prontos, o aluno deverá entregar uma cópia dos mesmos na Secretaria junto com uma cópia do Diário Oficial para regularizar sua pendência.

Quais os documentos exigidos para a matrícula?

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, com cópia do Diário Oficial. Se concluído no exterior, devidamente convalidado pela Secretaria Estadual de Educação – uma via original e uma cópia;

• Histórico Escolar – uma via original e uma cópia;

• Carteira de Identidade (cópia);

• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);

• CPF do candidato, menor ou não (cópia);

• CPF do responsável legal do candidato menor de 18 anos (cópia);

• 1 foto 3x4;

No ato da matrícula, a não apresentação, do documento exigido na letra ‘a’, do item 6.1.1, acarretará a nulidade da inscrição e vedação da matrícula de acordo com a legislação vigente;

Os candidatos ao curso de Educação Física deverão apresentar, no ato da matrícula, atestado médico comprobatório de condições físicas que lhes permitam a prática das atividades próprias do curso;

Até quando posso realizar minha matrícula?

Consulte no Manual do Candidato o período de matrícula.

Outra pessoa pode realizar minha matrícula?

Sim. Desde que tenha uma autorização por escrito para efetuar a matrícula.

Qual o conteúdo da declaração? Quais documentos devem estar informados e devem ser trazidos pelo portador?

Pode ser uma autorização que dê poderes para o portador efetuar a matrícula. A declaração deverá constar número da carteira de identidade e CPF. Deverá levar os documentos originais e também cópia dos mesmos para anexar à matrícula, além dos documentos do candidato.

Tenho menos de 18 anos, preciso ir com algum responsável para realizar a matrícula?

Sim. O candidato deverá vir com um responsável ( pai, mãe ou responsável legal ) para realizar a matrícula.

Posso reservar minha matrícula (vaga) para o primeiro semestre de 2017?

Sim, desde que pague 20% do valor da mensalidade integral. Quando fizer matrícula em 2017, esse valor será descontado do valor da matrícula no período.

Posso fazer a matrícula e pagar a primeira parcela depois?

Não, a efetivação da sua matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade.

Se a matrícula é presencial, onde ela acontece e qual o horário de atendimento da tesouraria para efetivar o pagamento?

No atendimento de alunos do campus Benjamin Constant, 213 – centro, no horário das 8h30 min às 11h30min e das 14h às 17h30min. O pagamento da primeira mensalidade será realizada neste momento, em dinheiro ou cartão de débito, na tesouraria do campus.

De que forma eu posso pagar a matrícula?

Apenas cartão de débito ou em dinheiro, na tesouraria da UCP, das 10h às 16h.

Quantas parcelas tenho que pagar no semestre?

Todo aluno paga 06 parcelas, uma no ato da matrícula e mais cinco parcelas.

Qual o período da matrícula presencial, após a análise do histórico?

Aguarde contato da SERAC que fará agendamento para atendimento da matrícula. A mesma ocorrerá no mês de JULHO.

Sobre Descontos e Bolsas

 

O que é a política de descontos da UCP?

A política de desconto da UCP (de 25% a 55%) pressupõe pagamento antecipado da mensalidade até o último dia útil do mês anterior ao vencimento. Os valores das mensalidades são FIXOS (independente do número de disciplinas cursadas). Esse desconto é garantido e simplesmente condicionado ao pagamento antecipado. Por exemplo, para ter direito ao desconto, a mensalidade que vence no dia 05 de maio deverá ser paga até o dia 29 de abril.

A UCP oferece bolsas de estudo própria?

A UCP oferece, por meio de edital anual, bolsas de 100% (cem por cento), destinadas a alunos com renda per capita não excedente a um e meio salários mínimos. As inscrições são feitas online e normalmente são disponibilizadas em dezembro oferecendo bolsas para o semestre seguinte. Para se inscrever é necessário estar regularmente matriculado e não ter sido reprovado no período anterior. 

Há algum desconto contemplando mais de um integrante de uma mesma família na graduação e/ou no Colégio de Aplicação da UCP?

Chamamos desconto familiar o concedido aos dependentes do mesmo grupo familiar que estudam na universidade ou no Colégio de Aplicação. Para receber o benefício, é preciso requerê-lo por meio de formulário próprio, fornecido pela DIAAC (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. / (24) 2244-4023). Este benefício somente será concedido no mês seguinte ao do deferimento do pedido e obedecido os critérios de dependência estabelecidos pela Legislação do Imposto de Renda.

O que é o vestibular social?

O VESTIBULAR SOCIAL é um vestibular específico e com regras próprias, por se tratar de convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis. Concede bolsas de estudos integrais para os primeiros classificados. Os candidatos devem atender a diversos critérios, sendo os principais – ser portador de diploma do ensino médio em escola pública do município de Petrópolis ou da rede particular, por meio do programa TODOS PELA EDUCAÇÃO, do município de Petrópolis, tendo cursado no mínimo dois anos nesta instituição; não ter sido aprovado em vestibular nem cursado disciplinas em instituições de ensino superior.

Quando o vestibular social é realizado?

A realização do convênio depende da realização de convênio com a Prefeitura. Nos últimos aos, o Vestibular Social foi realizado entre dezembro e janeiro, para ingresso em fevereiro. No momento não há oferta para este vestibular.

A Universidade tem programa de bolsas de estudos?

Sim, porém para participar do mesmo você deverá estar matriculado. O Edital é publicado na página da UCP.

A UCP aceita ingresso com FIES?

Sim.

Qual o procedimento para ingresso pelo FIES?

Para concretizar a inscrição pelo FIES é necessário estar regularmente matriculado na UCP. Informações sobre os procedimentos consulte o site : http://sisfiesportal.mec.gov.br/. O DIAAC pode lhe orientar no procedimento: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it./ (24) 2244-4023 ou 4024. 

O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)? 

É o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior. A Universidade Católica de Petrópolis aderiu ao Programa Universidade para Todos (ProUni) no primeiro 1º semestre de 2006. A instituição beneficia em média 160 alunos por ano com bolsa de 100%, em diferentes cursos. Os alunos deste programa são regidos pelas mesmas normas e regulamentos internos da instituição. Para participar do processo de seleção do ProUni o candidato tem que ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral e ter obtido boa média no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não possuir diploma de curso superior. Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Os interessados podem se candidatar à bolsa preenchendo a ficha de inscrição, em calendário divulgado pelo Ministério da Educação. As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio eletrônico.

Como eu procedo para entrar com bolsa pelo PROUNI? A UCP está credenciada?

Para participar do Prouni o candidato não precisa ainda ser aluno, mas sim ter prestado o ENEM do ano anterior e se inscrever no Programa quando este abrir as inscrições. Sim, a Universidade está credenciada.

Há algum tipo de desconto para Segunda Graduação?

Sim. A Universidade Católica de Petrópolis oferece, nestes casos, desconto entre 60% e 50% em todos o cursos (exceto as licenciaturas), para aqueles que pagarem suas mensalidades até o dia do vencimento.

Eu quero reingressar neste semestre, mas tenho débitos com a UCP. Como procedo?

Você deve entrar em contato com o DAT – divisão de anuidades e taxas (24)2244-4063 para verificar qual o débito e se necessário, contactar a COBES pelo tel (24) 2244-2525, localizada na rua do Imperador, 288 - sala 403.

Quero me transferir para a UCP. Posso transferir também o PROUNI?

A troca do bolsa do PROUNI só e permitida para cursos de áreas afins. Para solicitar a troca, você deverá verificar na DIAAC se terá vaga disponível para o curso que você deseja. Será verificado se a sua média do ENEM foi maior ou igual ao do último colocado na Universidade, no curso que quer se transferir.

 

Caso a sua pergunta não tenha sido respondida, envie-nos sua dúvida para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.