Bolsas e Financiamentos

Aqui na UCP, você conta com diversas oportunidades de estudos para os alunos, entre programas próprios de bolsas ou programas de incentivo do Governo Federal.

Os incentivos relacionados abaixo NÃO são cumulativos, exceto com os descontos concedidos pela Política de Incentivos que contemplam todos os alunos da UCP. Para saber mais, consulte a Portaria em Mensalidades > Políticas de Incentivos.

A UCP realiza a cada ano um processo seletivo para concessão de bolsas de estudo. Neste processo, os alunos têm avaliadas suas condições socioeconômicas, podendo ser beneficiados com bolsas integrais aqueles que, comprovadamente, atenderem aos critérios estabelecidos no edital.

Entre os meses de dezembro e janeiro, a UCP publica em seu site o Edital, contendo as regras para inscrição no processo seletivo e informações sobre as bolsas. As bolsas tem validade de 6 meses, sendo renovadas automaticamente por mais 6 meses caso o aluno bolsista continue atendendo aos requisitos contidos no Edital. Para concorrer às bolsas, o aluno deve estar regulamente matriculado na instituição.

A Universidade Católica de Petrópolis aderiu ao Programa Universidade para Todos (PROUNI) no primeiro 1º semestre de 2006. A instituição beneficia, em média, 130 alunos por ano com bolsa de 100%, em diferentes cursos. Os alunos deste programa são regidos pelas mesmas normas e regulamentos internos da instituição.

Para participar do processo de seleção do PROUNI, o candidato tem que ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral, ter obtido boa média no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não possuir diploma de curso superior. Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Os interessados podem se candidatar à bolsa preenchendo a ficha de inscrição, em calendário divulgado pelo Ministério da Educação.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio eletrônico.

SAIBA MAIS

A UCP está credenciada para que seus estudantes possam desfrutar do FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Trata-se de um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Atualmente, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

As empresas que possuem convênio com a Universidade Católica de Petrópolis proporcionam a seus colaboradores a possibilidade de aprimorar a sua formação profissional, assim como um ensino de qualidade a seus filhos, oferecendo 10% de desconto nos cursos de graduação da universidade e 30% de desconto nas mensalidades do Colégio de Aplicação. O benefício é válido para seus respectivos funcionários e seus dependentes (cônjuge e filhos).

A UCP mantém parceria com o programa de bolsas de estudo, “Quero Bolsa”. Trata-se de um de um site que reúne vagas em diversos cursos e áreas e possui uma plataforma de bolsas de estudos para o ensino superior.

No site do “Quero Bolsas”, o aluno pode buscar seu curso de preferência e garantir uma bolsa de estudo. Você escolhe uma bolsa disponível que se enquadre em seus objetivos e orçamento, adquire a pré-matrícula e já pode usufruir do percentual de desconto até o final de seu curso. O processo é simples, rápido e todo feito pela Internet!

O Parcele UCP é o programa de parcelamento estudantil da Universidade Católica de Petrópolis que facilita o pagamento das mensalidades do aluno, possibilitando que ele pague até 50% das mensalidades durante o curso e o restante só depois de formado, com parcelas que cabem no orçamento. E o melhor, sem juros!

São concedidos descontos aos dependentes do mesmo grupo familiar que estudam na universidade ou no Colégio de Aplicação. Para receber o benefício, é preciso requerê-lo por meio de formulário próprio, fornecido pela DIAAC. Este benefício somente será concedido no mês seguinte ao do deferimento do pedido e obedecido os critérios de dependência estabelecidos pela Legislação do Imposto de Renda.

  • Para dois dependentes que estudam na UCP/CAUCP: desconto de 15% para o segundo dependente
  • Para três ou mais dependentes estudando na UCP/CAUCP: desconto de 15% para o segundo dependente e 20% para o terceiro dependente em diante.

Obs.: Os descontos concedidos estão condicionados ao pagamento em dia, isto é, na data do vencimento da mensalidade. O não pagamento dentro deste prazo, implicará no cancelamento do benefício daquele mês.

Procurando despertar no aluno o interesse pela pesquisa, a UCP, em parceria como CNPq e com a Fundação Dom Manuel Pedro da Cunha Cintra por meio de recursos do Fundo Celso da Rocha Miranda, publica um edital abrindo vagas para alunos que queiram participar do Programa de Iniciação Científica – PIBIC.

Para ser beneficiado, o estudante deve estar vinculado a projetos de pesquisa desenvolvidos por professores pesquisadores da instituição. Os alunos recebem uma bolsa de estudos mensal, desde que cumpram as atividades que lhes são conferidas por ocasião do processo de seleção, inclusive participando da Jornada Científica, onde apresentam os trabalhos que estão desenvolvendo.

A UCP possui um coral, um conjunto instrumental de câmara e a Orquestra Universitária, todos formados por alunos dos mais variados cursos. Os participantes dos conjuntos musicais recebem bolsas de estudo enquanto perdurar seu vínculo com o grupo e de acordo com os critérios de renovação estabelecidos.

Periodicamente, são realizadas seleções para admissão de novos membros nos grupos musicais