ProUni

A Universidade Católica de Petrópolis aderiu ao Programa Universidade para Todos (PROUNI) no primeiro 1º semestre de 2006. A instituição beneficia, em média, 130 alunos por ano com bolsa de 100%, em diferentes cursos. Os alunos deste programa são regidos pelas mesmas normas e regulamentos internos da instituição.

O PROUNI é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior, além de ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Tire suas dúvidas

Acesse o portal do PROUNI no site do Ministério da Educação e confira todas as etapas.

prouni

Processo Seletivo 2022.1:

O processo seletivo do Programa Universidade para Todos – PROUNI, referente ao primeiro semestre de 2022, ainda não está disponível.

Cronograma:

  • Período de inscrições: A definir

  • Resultados da 1º chamada: A definir

  • Comprovação de informações - 1º chamada: A definir

  • Resultados da 2º chamada: A definir

  • Comprovação de informações - 2ª chamada: A definir

  • Prazo para participar da Lista de Espera: A definir

  • Divulgação da lista da Lista de Espera: A definir

  • Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera: A definir

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – PROUNI, referente ao primeiro semestre de 2022, serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do PROUNI no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 13 de julho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos de 16 de julho de 2021, observando o horário oficial de Brasília.