A principal forma de ingresso na Universidade Católica de Petrópolis é por meio do vestibular. A instituição realiza no mínimo dois processos seletivos por ano, um entre os meses de outubro e janeiro e outro entre os meses de maio e julho.

No vestibular para cursos presenciais da Universidade Católica de Petrópolis, os candidatos são avaliados por questões objetivas de múltipla escolha e pela elaboração de uma redação em Português. Já no vestibular para cursos de modalidade a distância, os candidatos são avaliados pela elaboração de uma redação em Português.

Em razão das medidas de isolamento social e de prevenção à saúde por causa da pandemia pelo COVID-19, a UCP realizou seus últimos dois vestibulares em formato totalmente digital, para que você possa buscar seus sonhos sem precisar sair de casa. A prova foi composta da elaboração de uma redação em português com taxa de inscrição gratuita.

COMO
FUNCIONA?

  • 1º passo

    Inscrição

  • 2º passo

    Prova

  • 3º passo

    Reserva de matrícula

  • 4º passo

    Matrícula presencial

Em razão das medidas de isolamento social e de prevenção à saúde por causa da pandemia pelo COVID-19, a UCP realizará seu vestibular em formato totalmente digital, para que você possa buscar seus sonhos sem precisar sair de casa. A prova será composta da elaboração de uma redação em português com taxa de inscrição gratuita.

Em compromisso com você, a UCP oferecerá períodos de 15 em 15 dias para a realização da prova (confira o cronograma abaixo). No momento da sua inscrição, você poderá optar pelo período mais compatível com a sua agenda e realizar a prova em algum desses dias, no horário que preferir*. 

Próximo ao período de prova escolhido você receberá um novo e-mail da Universidade informando seu login e senha para realizar a prova, além do endereço da plataforma on-line do Vestibular. 

Se você já foi aprovado em nosso processo, o próximo passo será realizar a Reserva de Matrícula. Nesta etapa – também 100% on-line – você deverá encaminhar seus documentos. Para isso, acesse a área de reserva de matrícula utilizando o login e a senha informados em e-mail encaminhado após a sua aprovação.

Os candidatos que realizaram a reserva de matrícula serão pontualmente convocados para comparecer a um dos polos da instituição e finalizar o processo.

*Ao iniciar a prova, o candidato terá um limite de 2 horas corridas para finalizá-la, não sendo possível iniciar uma nova tentativa.

FAÇA O VESTIBULAR AGORA E INGRESSE EM 2022:

Na UCP você tem a oportunidade de realizar o processo seletivo agora para começar seu curso em 2022 reservando sua vaga.

Cronograma:

PROCESSO SELETIVO
2021.2

Inscrições:

De 17 de maio a 30 de junho de 2021

Períodos de prova
(on-line):

De 01 a 15 de junho
De 16 a 30 de junho
De 01 a 15 de julho

Resultado:

Estará disponível 02 dias úteis após o final do período de prova escolhido.

Será divulgado por e-mail e nesta página.

Reserva de Matrícula:

Estará disponível 05 dias úteis após o final do período de prova escolhido.

Você receberá um login e a senha por e-mail.

Matrícula (presencial):​

Os candidatos aprovados serão pontualmente convocados para comparecer a um dos polos.

CURSOS DISPONÍVEIS

PRESENCIAL (PETRÓPOLIS)
AdministraçãoArquitetura e Urbanismo
BiomedicinaCiências Contábeis (Reserva de vaga para 2022)
Ciências Econômicas (Reserva de vaga para 2022)Comunicação Social (Reserva de vaga para 2022)
DireitoEducação Física
Engenharia CivilEng. de Computação
Engenharia de Produção (Reserva de vaga para 2022)Engenharia Elétrica
Engenharia MecânicaEngenharia Mecatrônica (Reserva de vaga para 2022)
Filosofia (Bacharelado)Filosofia (Licenciatura)
FisioterapiaHistória
LetrasMúsica
PedagogiaPsicologia
Relações InternacionaisTeologia (Reserva de Vaga para 2022)
EAD (PETRÓPOLIS, TERESÓPOLIS, MAGÉ E NOVA FRIBURGO)
Administração
Filosofia (Bacharelado e Licenciatura)
História
Pedagogia
Teologia (Reserva de vaga para 2022)

Deseja ingressar de outra forma?